Resistência aos antibióticos. Uma das maiores ameaças à saúde global
- Molaris

- 13 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de jul. de 2020
A má utilização dos antibióticos coloca-nos a todos em risco. Os antibióticos são medicamentos utilizados para tratar infeções causadas por bactérias.

Os antibióticos não tratam infeções causadas por vírus. Todas as constipações e a maior parte dos sintomas como tosse e dor de garganta são provocadas por vírus. Sabe-se que estes sintomas passam com igual rapidez com antibióticos. As infeções virais são muito mais comuns que as bacterianas.
As bactérias conseguem desenvolver capacidades de se adaptarem e sobreviverem aos efeitos dos antibióticos. Assim algumas infeções que eram simples de tratar podem deixar de os ser, porque as bactérias se tornam resistentes ao medicamento e este perde a sua eficácia. Estudos preveem que em 2050, os problemas relacionados com a resistência aos antibióticos, matarão mais pessoas que as doenças oncológicas.
Para manter a eficácia dos antibióticos, todos temos de ser mais responsáveis na sua utilização:
· Utilizá-los apenas quando for apropriado e mediante prescrição médica
· Quando receitado, devem ser sempre tomados de acordo com a posologia, para eliminar completamente as bactérias; se o tratamento não for concluído, poderão permanecer algumas bactérias que criarão resistências.
· Nunca partilhe os antibióticos com ninguém; o que é indicado para si num determinado quadro clínico pode não ser para outra pessoa.
Conclusão:
1. O uso exagerado ou inapropriado de antibióticos origina bactérias resistentes.
2. Quando as bactérias se tornam resistentes, os antibióticos deixam de ser eficazes para tratar infeções comuns.
3. É a própria bactéria e não a pessoa, que se torna resistente ao medicamento. É por esta razão, que a resistência criada pelas bactérias aos antibióticos, se pode tornar numa das maiores ameaças à saúde global.
O que é a posologia de um medicamento – é a indicação do número de vezes e quantidade do medicamento a ser administrada por dia.
Estudos clínicos definem regras e determinam qual a concentração mínima da droga necessária, para se obter o efeito terapêutico pretendido e a concentração máxima acima da qual o fármaco terá efeitos tóxicos.
A posologia de cada medicamento, varia de acordo com o paciente, da doença em causa e do princípio ativo que está a ser ministrado.
Os medicamentos devem ser tomados, respeitando as indicações de quem os prescreveu, Médicos, que por seu lado estão a respeitar as regras desenvolvidas por quem os estudos.
Comentários